Audi Forum banner
101 - 120 of 165 Posts
Progresso importante

Eu substituí o Gateway hoje pela versão E-Can, peça nº 4L0 907 468 C.
Fui a um concessionário Audi e pedi-lhes para trocar o Gateway, remover a Proteção de Componentes e fazer toda a codificação necessária para ter um ACC funcional.

Eles fizeram tudo e no nível do motor e da transmissão tudo está OK, o gateway comunica-se perfeitamente com o sensor ACC, até os menus no MMI estão agora vermelhos.

O problema é que eles estão presos no controlador ABS. De acordo com a codificação que eles fizeram no ABS, agora tenho os seguintes erros:

No painel de instrumentos: AUDI DOWN HILL ASSIST MALFUNCTION
No ABS DTC: 01044-Módulo de controle codificado incorretamente e 01673-Potenciômetro para a posição do diafragma no servo-freio: Falha elétrica no circuito

Suspeito que eles não colocaram a codificação correta na Unidade de Controle ABS. Minha suposição é que, em vez de ativar a opção ACC no ABS, eles habilitaram o Down Hill Assist ou algo semelhante.

A minha codificação original do ABS era: 0038033
A nova codificação que a Audi colocou é: 0562321

Alguém sabe o valor de codificação correto do controlador ABS para funcionar com o ACC?

Talvez alguém que tenha um Q7 com ACC instalado de fábrica possa me ajudar e postar a codificação do controlador ABS. Agradeço a todos antecipadamente pela sua ajuda e apoio. ;)

Tenho ACC de fábrica no meu Q7 2011.

Endereço 03: Travões ABS Rótulos: User\4L0-910-517.lbl
N.º da peça SW: 4L0 910 517 M HW: 4L0 614 517 L
Componente: ESP ALLRAD MK25E1 0020
Revisão: 00H02001
Codificação: 0627841
N.º da oficina: WSC 31414 790 00001
Nenhum código de falha encontrado.
-------------------------------------------------------------------------------
Endereço 13: Reg. Dist. Autom. Rótulos: Nenhum
N.º da peça SW: 4L0 910 561 A HW: 4L0 907 561
Componente: ABSTANDSREGELUNGH06 0160
Revisão: -------- Número de série: 00000000000000
Codificação: 0031161
-------------------------------------------------------------------------------
Endereço 19: CAN Gateway (J533) Rótulos: 4F0-907-468.clb
N.º da peça SW: 4F0 907 468 Q HW: 4F0 907 468 G
Componente: GW-BEM 5CAN-M H06 0047
Revisão: MB300033 Número de série: 3300M107188158
Codificação: 00CB03

Boa sorte!

Obrigado Nikolas, tentei com a codificação do seu ABS, mas não está funcionando, tenho o mesmo erro no FIS quando ligo o carro: "AUDI HILL ASSIST MALFUNCTION".

Passei algumas horas no ETKA/Elsa e agora aprendi que o ACC está usando uma unidade de servo freio diferente (peça nº 7L8 612 105 F) que possui o Sensor de Distância para Diafragma (peça nº 7M3 927 810) também conhecido como G420.

Este sensor (G420) está conectado à Unidade de Controle do ABS (J104) em um cabo de 3 fios nos pinos 25, 27 e 38.
A Unidade de Controle do ABS (J104) é compatível com ACC, pois é a mesma peça. não para ambos os PRs ACC e CCS.

Agora estou intrigado com a forma como os outros caras que instalaram o ACC no A6 conseguiram fazê-lo funcionar sem substituir a Unidade de Servo Freio e adicionar o sensor G420 e mais, sem alterar qualquer codificação na Unidade de Controle do ABS.

Por enquanto, deixei a codificação como foi programada pela Audi.
O erro que recebo no Controlador ABS é:

Terça-feira, 26 de outubro de 2010, 16:40:42:21461
Versão VCDS: Release 805.0

Endereço 03: Freios ABS
Número da peça do módulo de controle: 4L0 910 517 A
Componente e/ou Versão: ESP ALLRAD MK25E1 0130
Codificação de software: 0562321
Código da oficina: WSC 10102
1 Falha Encontrada:

01673 - Potenciômetro para Posição do Diafragma no Servo Freio
012 - Falha elétrica no circuito
Quadro Congelado:
Status da falha: 01101100
Prioridade da falha: 2
Frequência da falha: 1
Contador de reinicialização: 0
Quilometragem: 88303 km
Indicação de tempo: 0
Data: 2010.10.26
Hora: 16:40:03

Quadro Congelado:
Contagem: 128
Contagem: 12545
Contagem: 224
Contagem: 49920

Alguma ideia? No momento, preciso de alguma ajuda.
Espero descobrir a maneira como os outros fizeram isso no A6 antes de retornar à Audi e pedir que verifiquem a codificação do ACC.

Também não consegui encontrar nenhuma referência no manual do Q7 ou na internet sobre um sistema chamado "Audi Hill Assist", sem mencionar sua funcionalidade.

Atualização

Consegui encontrar uma digitalização antiga e reverti a codificação do controlador ABS para o seu valor original.

Com esta codificação, recebo o erro "Módulo de controlo codificado incorretamente" no controlador ABS, mas o erro relacionado com o "Potenciómetro para a posição do diafragma" desapareceu.

A ACC está agora a reportar 2 erros:

1. Verifique a memória DTC do controlador ABS - isto é causado pelo erro de codificação incorreta no ABS;
2. Sensor desalinhado - parece que tenho de fazer a calibração necessária;

O próximo passo para mim é agendar uma visita a um Serviço Audi que tenha as ferramentas necessárias para a calibração do sensor ACC.

Também tenho de descobrir, talvez com alguma ajuda de vocês, a codificação correta para o controlador ABS com ACC.

Se alguém tiver um Q7 3.0TDI, modelo UE, fabricado entre 2007-2009 e com ACC de fábrica, peço-lhe que publique a codificação do controlador ABS.

Obrigado, manterei vocês informados.

Atualização 2

Calibrei o sensor ACC hoje e descobri a codificação para o controlador ABS, que é 0562321.

O ACC ainda não está funcionando, pois tenho que substituir e adicionar algumas outras peças no sistema ABS.

Estes são:

Servo-freio com diafragma duplo = 7L8 612 105 F
Sensor de distância = 7M3 927 810
Conector para sensor de distância = 3D0 973 703

Meu próximo passo é pedir o sensor e ver se consigo conectá-lo ao servo-freio que tenho no carro.

Olhando no ETKA, parece que há uma conexão de sensor aberta no servo-freio real coberta por uma tampa removível (peça nº 861 612 175), vou pedir o sensor primeiro e verificar se é possível adaptá-lo à unidade de servo-freio atual, caso contrário, terei que ir até o fim.

ACC para Q7 não é uma tarefa fácil e mesmo com peças SH pode ser bastante caro.

Você tentou ACC com sua codificação ABS original?
O "Check ABS Controller DTC Memory - this is caused by the incorrect coding error in ABS" é normal - pelo menos em um A6.
Essa entrada de falha ocorre porque os sensores de pressão não estão instalados e, portanto, não podem ser acessados (os valores) pela unidade ACC.
No entanto, parece que esse código de falha específico não foi classificado como "parar a função do sistema". Talvez acidentalmente ao desenvolver o sistema.

"Sensor desalinhado" definitivamente impede que o ACC funcione. Mas esse deve ter sido eliminado pelo ajuste do sensor.

Sem adicionar sensores de freio, a unidade ABS não precisa ser recodificada.

Não está funcionando.
Quando mantenho a minha codificação original da unidade de controle do ABS, recebo o erro "codificação incorreta", e o ACC não está funcionando. Quando tento ativar o ACC, recebo o erro "ACC não disponível" no FIS.

Com a codificação correta do ABS, recebo o erro relacionado ao sensor de posição do diafragma. No q7 não há necessidade de sensores de pressão. Há um sensor de pressão adicional montado na unidade servo do ABS que lê a posição do diafragma. Eu acho que essa leitura ajuda o ACC a saber quanto freio aplicar para parar o carro. Lembre-se que no Q7 o carro freia até parar completamente, se necessário, e o carro também tem um sistema adicional que vem com o ACC, e este é o "Audi Braking Guard" que notifica o motorista se uma colisão com um objeto na frente é iminente.

Eu já encomendei este sensor, a entrega deve ocorrer na quinta-feira e verei o que acontecerá então.

Espero encontrar uma maneira de encaixá-lo na unidade servo do ABS, pois não tenho certeza se o furo de montagem está lá.

Vou mantê-lo informado.

Não está funcionando.
Quando mantenho a minha codificação original da unidade de controle do abs, recebo o erro "codificação incorreta", e o acc não está funcionando. Quando tento ativar o acc, recebo o erro "acc não disponível" no fis.

Com a codificação correta do abs, recebo o erro relacionado ao sensor de posição do diafragma. No q7 não há necessidade de sensores de pressão. Há um sensor de pressão adicional montado na unidade servo abs que lê a posição do diafragma. Eu acho que essa leitura ajuda o acc a saber quanto freio aplicar para parar o carro. Lembre-se que no q7 o carro freia até parar completamente, se necessário, também o carro tem um sistema adicional que vem com o acc, e este é o "audi braking guard" que notifica o motorista se uma colisão com um objeto na frente é iminente.

Eu já encomendei este sensor, a entrega deve ocorrer na quinta-feira e eu vou ver o que vai acontecer então.

Espero encontrar uma maneira de encaixá-lo na unidade servo abs, pois não tenho certeza se o furo de montagem está lá.

Mantenho você postado.
Você conseguiu fazer o ACC funcionar...........?
Eu tenho um problema com esta adaptação no meu A6 2010, não consigo contato com o módulo [13] com o VCDS, alguém teve este problema?

Você precisa substituir o gateway, o gateway padrão não possui porta E-CAN, até que você o substitua pela versão correta, não há como se conectar ao controlador ACC.

Continuei as postagens de retrofit ACC na seção Q7.

Você precisa substituir o gateway, o gateway padrão não possui porta E-CAN, até que você o substitua pela versão correta, não há como se conectar ao controlador ACC.

Continuei as postagens de retrofit ACC na seção Q7.
O que é a porta E-CAN?
Como posso saber qual número de peça eu preciso, o revendedor Audi não tem ideia, você sabe como conseguir o certo?
Você não acha que o gateway no meu A6 2010 mod suporta E-CAN? Número da peça 4F0 907 468M
Obrigado!

Você precisa da peça Gateway. n.º 4F0 907 468 N que tem PR (opção) 8T4 (Controle de Cruzeiro Adaptativo).

Você precisa da peça Gateway. nº 4F0 907 468 N que tem PR (opção) 8T4 (Adaptive Cruise Control).
Ok, eu dei uma olhada no ETKA e estava com medo disso, você sabe como conseguir o certo com PR 8T4, o revendedor Audi diz que ele não pode saber qual número PR a peça tem, ele só olha para o número do chassi para obter o número PR correto, não é fácil..........

Você pode encomendar diretamente a peça nº que lhe dei, e após a instalação, o revendedor tem que remover a "proteção de componentes" e, se instalada corretamente, você deve ser capaz de acessar o controlador ACC. A proteção de componentes também terá que ser removida do controlador ACC.

Você pode encomendar diretamente a peça nº que lhe dei, então, após a instalação, o revendedor tem que remover a "proteção de componentes" e, se instalada corretamente, você deve ser capaz de acessar o controlador acc. A proteção de componentes também terá que ser removida do controlador acc.
Ok, vou tentar, obrigado, neo

Você pode encomendar diretamente a peça nº que lhe dei, depois da instalação o concessionário tem de remover a "proteção de componentes" e se for instalado corretamente, você deverá conseguir aceder ao controlador acc. A proteção de componentes terá de ser removida do controlador acc também.
Tenho de calibrar o ACC ou ele funcionará sem qualquer calibração?:rolleyes:

Requer calibração. Depois de instalá-lo e dirigir por alguns minutos, o sensor medirá sua posição e, se estiver fora do ângulo, registrará um erro permanente "Ajuste incorreto do sensor". Você não poderá apagar esse erro até que o procedimento de calibração seja concluído com sucesso e isso só pode ser feito em uma concessionária Audi.
Até que o sensor seja realinhado, o sistema não funcionará.

Requer calibração. Depois de instalá-lo e dirigir por alguns minutos, o sensor medirá sua posição e, se estiver fora do ângulo, registrará um erro permanente "Ajuste incorreto do sensor". Você não poderá apagar este erro até que o procedimento de calibração seja concluído com sucesso e isso só pode ser feito em uma concessionária Audi.
Até que o sensor seja realinhado, o sistema não funcionará.
OK, obrigado pela informação, a Audi quer muito dinheiro por este trabalho:(

Finalmente consegui que o ACC e o TPMS funcionassem no meu A6 4F facelift:). Muito obrigado a todos que me ajudaram com esta adaptação, um agradecimento especial a chaosman,
ele sabe muito sobre esta adaptação;)

Obrigado! :)
No entanto, eu estou muito raramente online aqui...

101 - 120 of 165 Posts